SOBRE
O Centro de Pesquisa e Inovação em Clima e Sustentabilidade – USPproClima é uma iniciativa da Universidade de São Paulo dedicada à geração de conhecimento e soluções inovadoras para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e da emergência ambiental.
Vinculado diretamente à Reitoria da USP, o centro promove pesquisas interdisciplinares em cinco áreas estratégicas:
Gerenciamento de carbono e soluções baseadas na natureza
Prevenção de desastres ambientais
ESG – Sustentabilidade ambiental, social e de governança
Economia circular
Gestão de resíduos sólidos e geração de energia renovável
Entre as tecnologias desenvolvidas e estudadas estão sistemas avançados como a energia fotovoltaica e o biodigestor, equipamento que transforma resíduos orgânicos em energia limpa — tecnologia já licenciada pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
O USPproClima está sediado no prédio do Centro de Difusão Internacional (CDI), no campus da USP em São Paulo (USP-Capital), e conta com um conselho consultivo de alto nível, composto por especialistas e pesquisadores do Brasil e do exterior, incluindo a ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
A coordenação do centro é conduzida por Patrícia Iglecias, superintendente de Gestão Ambiental da USP, que destaca o compromisso da Universidade em liderar iniciativas sustentáveis em escala global.
“Nosso novo centro atuará em prol da inovação e de soluções relacionadas à sustentabilidade, com pesquisas que podem impulsionar o cenário climático mundial.” – Patrícia Iglecias
O USPproClima integra um conjunto de Centros de Estudos Interdisciplinares da USP, que abordam grandes temas estratégicos para a sociedade, como Amazônia, gases de efeito estufa, agricultura sustentável, inteligência artificial, entre outros. Todos os centros compartilham uma missão comum: promover ensino, pesquisa e extensão de forma colaborativa, multidisciplinar e internacional.
A Universidade de São Paulo reafirma, com o USPproClima, seu papel como uma das instituições líderes globais em sustentabilidade e inovação científica, atuando com excelência na construção de um futuro mais justo, resiliente e ambientalmente equilibrado.